Dica do Especialista

Como afiar a faca para parecer profissional? Saiba Aqui!

Publicado em 24.10.2022 |
Visualizações
3.200 visualizações

Uma boa faca é indispensável, é graças a ela que o corte sai perfeito e o alimento pode manter a sua suculência.

Sem contar que cozinhar com utensílios de pouca qualidade é uma tarefa difícil demais e no caso das facas pode até mesmo machucar.

Por isso, as facas devem estar amoladas e afiadas, esse processo pode ser realizado em casa mesmo, com algumas dicas é possível aprender técnicas profissionais que vão facilitar o seu dia a dia.

Ficou interessado? Continue a leitura para não perder nada!

Qual a diferença entre amolar e afiar?

afiando a faca

Antes de mostrar as dicas é necessário entender um pouco mais sobre os processos. Por exemplo, você sabia que há uma diferença entre amolar e afiar facas?

Afiar facas é o ato de remoção do metal da lâmina para obter novamente o fio de corte, ressaltando que para cuidar bem do fio da faca é necessário seguir as orientações do fabricante.

Agora, amolar a faca consiste em colocar o fio cortante no lugar certo, para isso é preciso corrigir os possíveis “dentinhos” e ondulações que aparecem na lâmina.

Sabendo a diferença desses dois conceitos fica mais fácil passar para a parte prática e não cometer erros durante os processos.

Como afiar faca de um jeito fácil usando utensílios que você já tem na sua casa

O nosso artigo pretende acabar com todas as dúvidas sobre como amolar a faca em casa. Existem diversas maneiras de fazer isso, para escolher uma só vale a pena comparar cada método e pôr em prática o que for mais prático.

Lembrando que é preciso sempre tomar cuidado quando for fazer esse tipo de procedimento e deixar as crianças longe das facas para evitar acidentes.

Confira abaixo as principais informações sobre o assunto e as formas de amolar faca com utensílios de casa.

Como amolar faca usando copo de vidro?

Esse processo é um pouco mais delicado que os outros. Por isso, precisa de uma dose a mais de atenção e também muito cuidado. Para quem não sabe é possível amolar a faca usando um copo de vidro.

A única forma de fazer isso dar certo é deixando a faca deitada de uma maneira que encoste a lâmina por completo.

Depois de acomodar a faca, passe algumas vezes pelo vidro, também é possível usar cerâmica, até sentir que o fio retornou.

Todas as etapas devem ser realizadas nos dois lados da faca com uma leve pressão, mas sem exageros para não se machucar, ou danificar alguns dos objetos.

Como afiar faca usando papel-alumínio?

O papel alumínio é usado para milhares de coisas, uma delas é a afiação de facas. Para esse processo também é necessário redobrar o cuidado.

Antes de tudo é preciso dobrar o papel alumínio até criar duas tiras com ele: uma fina e outra grossa.

Uma dica é que, se quiser afiar muito bem a lâmina corte várias tiras finas e passe na faca. Quando sentir que estiver no ponto, vá para a tira mais grossa para regular de leve a lâmina.

Lembre-se de limpar os resíduos de papéis de alumínio com um paninho umedecido.

Como afiar faca usando uma xícara de cerâmica?

Outra forma muito conhecida de afiar a faca é usando uma xícara de cerâmica. Esse processo pode ser ensinado de geração para geração, observe o passo a passo abaixo.

  1. Primeiramente, coloque uma xícara de cabeça para baixo;
  2. Posicione a faca deitada e deslize-a várias vezes no fundo da xícara para começar a amolar;
  3. Repita tudo novamente com o outro lado da faca;
  4. Depois de fazer esse procedimento duas vezes, comece a deslizar a faca alternando imediatamente os lados.

Lembre-se de tomar muito cuidado com esse procedimento e também evitar que crianças estejam por perto.

Como amolar faca usando a chaira?

amolar faca com chaira

A chaira, também conhecida como fuzil, é um amolador de facas profissional. Não podemos negar que é um método mais seguro e cuidadoso de fazer esse procedimento, confira o passo a passo.

É indicado apoiar a ponta da chaira em uma superfície antiderrapante em um ângulo de 90º, dessa forma, a lateral da faca deve ser encostada no cilindro da chaira que fica localizado próximo ao cabo.

Agora que vem a parte mais importante, é preciso fazer movimentos curtos, por isso, indicamos deixar a faca em uma posição que irá formar um ângulo de 15 a 20⁰. Depois disso a sua faca já vai estar afiada e pronto para o uso.

Porque tem que molhar a pedra de afiar faca?

É comum molhar a pedra antes de afiar a faca, a preparação tem o objetivo de diminuir o atrito da faca com a pedra e facilitar o deslizamento, tornando-o mais suave e seguro.

É indicado deixar a pedra submersa em uma vasilha com água por cerca de 25 minutos

Qual a pedra ideal para afiar a faca?

afiar faca com pedra de afiar

Existem diversos tipos de pedras para afiar as facas disponíveis no mercado. Entretanto, algumas são mais populares, como por exemplo: as de dupla face, com granulações mais elevadas de um lado e menores do outro.

Dessa forma, somente a peça consegue realizar todo o procedimento de afiar a lâmina e também dar o acabamento necessário para um corte preciso e sem esforço. Além de ser uma maneira mais segura.

Algumas lojas especializadas em cutelaria oferecem kits, eles costumam ter altíssima qualidade, como é o exemplo dos produtos da Facas BV, uma loja cheia de tradição e opções para você cuidar da sua faca.

Inclusive, com esse produto é possível garantir a afiação de qualidade e manter o bom fio de corte para as facas, facão, machado, espada e outros.

Além de ser indicado para todos os tipos de lâminas em aço carbonoaço cirúrgico e aço damasco.

Conclusão

Depois dessas informações deu para perceber que amolar e afiar a faca são processos que devem ser levados a sério.

Por isso, tome muito cuidado e opte sempre pelas opções mais seguras, como a pedra e a chaira.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.