Escolhendo a Faca

O que é uma faca de desossar? Saiba aqui!

Publicado em 18.11.2022 |
Visualizações
61 visualizações

Na hora de cozinhar, o que não pode faltar, além da comida, são os utensílios. Eles têm um papel importante na preparação e precisam fazer um trabalho excelente.

Um ótimo exemplo são as facas, responsáveis pelos cortes de alimentos e principalmente das carnes, entre os diversos modelos podemos encontrar uma peça específica para cada função.

 Dessa forma, é mais fácil realizar as tarefas, entre elas podemos citar o processo de desossar a carne.

Geralmente, é a parte mais chata, porém se você estiver em mãos com a ferramenta ideal isso pode mudar. Uma faca de desossar é um facilitador nesses momentos, pois foi criada exatamente para isso.

Mesmo assim existem milhares de modelos de facas e as informações podem se confundir, para saber tudo sobre a faca de desossar, continue a leitura e fique atento.

O que é uma faca de desossar?

homem com faca de desossar cortando carne

A faca de desossar, assim como o próprio nome já sugere, é perfeita para tirar os ossos da carne.

Esse modelo é um dos mais antigos, e olha que as facas estão presentes na nossa vida há 1,5 milhão de anos.

De qualquer forma, essa peça foi desenvolvida para desempenhar a sua função e cumpre a promessa até hoje.

O modelo tem um design diferenciado para ajudar no processo, possui lâmina fina e pontiaguda, especialmente desenhada para limpar, cortar cartilagens e desossar com agilidade e segurança.

Lembrando que as lâminas e os cabos devem ser altamente resistentes para conseguir tirar todos os ossos da carne sem grandes problemas.

Então, a faca de desossar é mais um instrumento culinário, que pode ser utilizado em carnes bovinas, frangos e até mesmo na retirada de algumas espinhas de peixe.

Entretanto, para realizar a última ação é preciso ter um conhecimento sobre o tipo de peixe e de espinha, para não danificar a carne e errar no corte.

Como é a faca de desossar?

Como citamos no tópico acima, a faca de desossar costuma ter uma lâmina fina e pontiaguda, esse detalhe é configurado para que você consiga retirar os ossos sem estragar a peça de carne e também para evitar acidentes.

É preciso tomar muito cuidado na hora de utilizar esse utensílio, e claro, deixar fora do alcance das crianças.

As lâminas geralmente são de aço, na produção de faca, existem alguns mais famosos, como por exemplo: inoxidável, carbono, damasco e cirúrgico.

Todos têm propriedades específicas, o inoxidável é fácil de limpar e demora para se desgastar, o carbono tem uma dureza maior, já o damasco além de ser resistente pode ser colecionável e o cirúrgico tem uma ótima conservação.

Então, é importante checar o tipo de aço da faca de desossar antes de adquirir a peça.

Qual é a diferença entre uma faca de desossa e uma faca de filete?

cortando a carne

Uma faca de desossa e uma faca de fileira podem ser confundidas, afinal as duas têm designs parecidos.

Entretanto, não são a mesma coisa, elas contam com algumas diferenças pontuais, como por exemplo:

Função

A principal diferença entre uma faca de desossa e uma faca é a finalidade deles. Já que elas têm funções distintas, a faca de filete é feita para remover a pele da carne, é extremamente flexível e por isso pode ser usada com peixe e seus pequenos ossos.

a faca de desossar, por outro lado, serve principalmente para separar carne de ossos, e é projetada para cortar músculos, gordura e tecido conjuntivo, dando-lhe cortes finos de peças de osso.

Projeto

Apesar das duas facas apresentarem uma curvatura semelhante é possível encontrar diferenças no projeto.

Pois, a maioria das facas de desossa tem uma borda reta para a ponta pontiaguda. Por outro lado, as facas de filete não contam com a borda reta, mas, em vez disso, têm uma curva.

O design da fenda torna excelente ao trabalhar em peixes, mas não é muito prático para desossar.

Tamanho da lâmina e peso

Os dois modelos de facas costumam ter de 5 a 8 polegadas de comprimento. Porém, as facas de filete podem ultrapassar essa medida e atingir 9,5 polegadas, essas são usadas em peixes maiores.

Enquanto isso, as facas de desossar costumam ser menores, então as lâminas contam com até 6 polegadas.

Outra diferença é em relação ao peso da lâmina, as de filete são mais finas, por isso pode ser usada em carnes delicadas, como as de peixe. Já a de desossar acaba tendo que ser mais grossa para realizar o processo.

Manobrabilidade de lâmina

A flexibilidade também é um aspecto de diferenças entre as facas.

Ambas são consideradas flexíveis, mas a faca de filete é mais “mole”, o que garante um movimento de manobras na hora utilizar. Com isso, ela permite precisão ao lidar com uma carne delicada.

Já as facas de desossar são mais rígidas, pois cortam carnes mais duras e são feitas para tirar os ossos.

Quanto custa uma faca de desossar?

O valor da faca de desossar vai depender do tamanho, da qualidade, do tipo de aço utilizado e até mesmo do punho da faca, mas e importante lembrar que as facas precisam ser de boa qualidade para realizar a sua função, além de ser resistente e durável.

Onde posso encontrar boas facas?

carne em bandeja com talheres ao lado

Como citamos, as facas precisam ser de boa qualidade, dessa forma, é preciso encontrar lojas que tenham compromisso com os produtos e com os clientes.

Por isso, recomendamos a Cutelaria BV, um estabelecimento tradicional que conta com milhares de artigos e acessórios para churrasco e que podem ser usados em outras refeições.

Vale a pena conhecer o site para encontrar as facas ideais e facilitar o processo de preparo da refeição.

Conclusão

Com todas essas informações não tem como confundir a faca de desossar e a faca de filete. Deu para perceber que o item é muito essencial para a sua cozinha.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.