Escolhendo a Faca

Facas em aço damasco: A melhor faca para churrasco?

Publicado em 23.09.2022 |
Visualizações
862 visualizações

As facas para churrasco podem ter detalhes artesanais que deixam a peça ainda mais sofisticada.

Além disso, existem diferentes tipos de aços para produzir cada utensílio, um deles é o aço damasco, que é muito conhecido entre os cuteleiros, ou amantes de um bom churrasco. Já que a faca é essencial para esse momento.

As facas em aço damasco são super diferenciadas, seu design tem detalhes únicos e belos. Mas não é só isso, existem vários tipos de técnicas na fabricação da peça.

Inclusive, sua produção passa por processo de conhecimento milenar, não é qualquer pessoa que consegue fabricar o utensílio.

Por isso, a faca de aço damasco é uma joia rara, esse material foi descoberto há muito tempo atrás e também faz parte de uma cultura.

É possível criar diversos modelos, pois tem alto nível de personalização, alguns padrões já são bem conhecidos, como por exemplo o aleatório, ladder, turco e mosaico

É uma peça versátil e sofisticada. Vale muito a pena conhecer mais sobre a sua origem e funcionalidade, para isso continue a leitura e fique atento aos detalhes.

O que é faca de Damasco?

faca de churrasco

A faca em aço damasco é produzida com um aço diferente, do mesmo nome. Esse aço foi desenvolvido por técnica indiana rica em aperfeiçoamento e dedicação.

O material é formado a partir da mistura do aço carbono e o aço níquel, nesse caso o cuteleiro deve ter muito conhecimento para atingir o ponto ideal.

As peças ficaram conhecidas depois de terem sido comercializadas na cidade de Damasco, na Síria, o maior centro comercial da época.

Entretanto, a descoberta do aço damasco revolucionou o mundo antigo. O material surgiu a cerca de 1.500 anos atrás, em uma época em que não existia o comércio de aço virgem para os ferreiros.

Por isso, os trabalhadores tiveram que se reinventar e a melhor forma de fazer isso foi reutilizando materiais de ferro como ferraduras, pregos e dobradiças.

Para usar essa reciclagem era preciso fazer um processo chamado caldeamento, por onde se criava peças resistentes, rígidas e com alta durabilidade.

Assim foi criado o aço damasco, que ficou esquecido por quase três séculos.

A técnica só apareceu novamente em 1973 nos EUA, e foi então que conquistou os cuteleiros pelo mundo.

O aço damasco é feito a partir da mistura de um aço com alto teor de carbono e outro com alto teor de níquel, além das camadas intercaladas.

É interessante ressaltar que cada padrão do aço damasco moderno possui um procedimento próprio, por isso existem diversos tipos, entre eles: o torcido, o dog star, o aleatório, o turco, o mosaico ou o breeze.

Quantas camadas tem uma faca de Damasco?

Deu para perceber que o processo de produção é realizado com muito cuidado para conseguir chegar ao aço damasco.

Uma lâmina produzida com esse tipo de material pode chegar até 460 camadas, é um número bem alto e prova muito bem a qualidade deste item.

Essas camadas são metais aquecidos dobrados uma sobre as outras por várias vezes, até formar a liga metálica que cria alguns desenhos impecáveis na lâmina.

É uma forma de personalização muito autêntica.

De onde vem o aço Damasco?

Como citamos anteriormente, o aço damasco é composto de dois tipos de materiais: o aço carbono e o aço níquel.

As misturas de elementos combinados com os conhecimentos do cuteleiro são responsáveis por criar um material único.

Os modelos das facas em aço damasco tem um diferencial muito marcante, a autenticidade, graças ao processo de criação cada peça é única, seja pelo cabo ou formato de lâmina.

Muitas pessoas comparam a fabricação desse utensílio com arte, pois demanda técnica, concentração, equipamentos e matéria prima.

O aço damasco foi fundamental para o Oriente Médio, a região descobriu esse material, que no mundo antigo era utilizado para forjar espadas e punhais.

Não demorou muito para que as peças chamassem a atenção do mundo inteiro.

A Europa foi um dos primeiros continentes a se interessar pela produção das peças criadas com aço damasco.

Hoje em dia, cada faca desse tipo tem o seu valor, tanto para as funcionalidades do dia a dia, quanto para representar uma cultura e tradição.

E como toda boa história o aço damasco também traz um significado para o seu nome, venha conferir essa curiosidade!

Porque o nome aço damasco?

kit churrasqueiro

Por mais que a técnica tenha sido criada por indianos, a peça só ganhou notoriedade depois de ser comercializada no maior centro comercial da época, que ficava localizado na cidade de Damasco, na Síria.

Dessa forma, o nome aço damasco se popularizou em homenagem ao município.

Facas em aço damasco são boas para fazer churrasco?

Já sabemos que a peça é bonita, sofisticada e tem um legado a ser respeitado. Mas será que funciona para um bom e velho churrasco?

Todo bom churrasqueiro entende que a faca é o utensílio principal para manter a carne naquele ponto saboroso. Por isso, vamos mostrar os benefícios da faca de aço damasco, da Facas BV.

  • Corte preciso: para o cuteleiro o corte preciso é uma das principais vantagens de uma faca;
  • Faca artesanal: o aço damasco permite a criação de facas artesanais seja ainda mais singular;
  • Peça colecionável: por ter um design único, também é muito conhecida por colecionadores que se encantam com a peça.
  • Resistência: o processo de fabricação faz com que as facas de aço damasco sejam mais resistentes a tração e torção.
  • Alta qualidade: a faca é produzida com um dos melhores materiais do mercado, por isso, só poderia ter altíssima qualidade e desempenho.
  • Durabilidade: esse tipo de faca pode durar por anos, o que faz da peça uma tradição.

Não restam dúvidas que essa faca é um item precioso, já que é super indicada para o seu churrasco.

Qual a dureza do aço damasco?

A dureza de uma faca é a capacidade de resistir a deformação.

O aço damasco tem altíssimo teor de carbono em sua composição, por isso também conta com mais dureza, sendo muito resistente a trações e torções.

A exatidão vai depender do processo de produção e aquecimento dos aços.

Melhores facas em aço damasco

faca em aço damasco

Agora que você já sabe tudo sobre as peças, nada melhor que algumas indicações sobre as melhores facas em aço damasco do mercado.

Esses utensílios devem ser confeccionados com muito afeto e cuidado, para manter a história de cada peça.

Além disso, precisam ter alta qualidade para serem utilizadas no dia a dia e deixar o seu churrasco ainda mais especial.

Por isso, a Facas BV é o melhor lugar para encontrar todos os modelos de facas damasco.

A loja conta peças indispensáveis, como kits e facas únicas. Sem contar, que a produção é artesanal, tudo pensando para manter a tradição cada vez mais viva.

Conclusão

O aço damasco é regado de história e até hoje faz muito sucesso, por isso que suas facas são consideradas de altíssima qualidade.

Além de serem companheiras fiéis de um bom churrasco, também são um ótimo presente.

É uma forma de ter algo personalizado pelo resto da vida. Aproveite para conhecer os modelos da Facas BV

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.