Preparando a Carne

Sal para churrasco: Faça churrasco como os profissionais!

Publicado em 14.10.2022 |
Visualizações
46 visualizações

O sabor da carne é um dos grandes pontos altos do churrasco, para isso é preciso acertar no corte e no tempero.

Nesses casos, o mais usado é o sal, existem vários tipos de sal para churrasco que podem ser utilizados para deixar as carnes mais saborosas.

Um bom exemplo é o sal de parrilla, o tempero é originário do Uruguai e da Argentina, países que gostam de um bom churrasco e sabem como preparar.

Inclusive, a parrilla para quem não sabe é um tipo de churrasqueira da região, que utiliza grandes grelhas inclináveis e fogo a lenha.

Ficou curioso sobre os tipos de sais disponíveis? Continue a leitura para não perder nada!

Qual é o sal de parrilla?

tabua de churrasco com um pedaco de carne e um pouco de sal grosso

O sal de Parrilla está dominando o mercado brasileiro e conquistando seu espaço com os amantes de bom churrasco.

É possível encontrá-lo no formato de grãos médios, como o próprio nome já diz, ele é indicado para utilização em parrillas e em grelhas, já que assim o excesso de sal não precisa ser retirado da carne e é absorvido rapidamente.

Essa é a grande diferença do sal parrilla, graças ao alto nível de absorção, o churrasco ganha um sabor muito mais marcante e autêntico.

O tempero diferenciado também pode ser usado durante o preparo tradicional do churrasco, a popularidade desse sal só mostra que o sabor é capaz de agradar os mais diversos paladares.

Qual o melhor sal para churrasco?

Os mais usados são o sal grosso e o sal de parrilla. O último costuma ser utilizado em cortes de carnes mais densos.

Porém, para escolher qual o melhor tipo de sal para churrasco é preciso saber qual o sabor desejado.

Além desses, também tem o sal do himalaia, também chamado de sal rosa, por conta da sua coloração. Ele é conhecido pelo sabor leve e picante. Porém, não combina com todos os tipos de carnes.

O sal grosso é mais tradicional, já o sal de parrilla pode ter adição de alguns temperos para deixar a carne saborosa.

Qual a diferença do sal grosso e do sal de parrilla?

O sal grosso tem um nível de granulação maior, sendo mais robusto.

Dessa forma, o sal de parrilla acaba parecendo mais fino, por conta disso é mais fácil de usá-lo sem errar o ponto. Outro detalhe é que o último funciona muito para o preparo de grelhados.

Atualmente é possível encontrar vários tipos de sal parrilla no mercado, alguns contam com temperos a mais, o que pode deixar o churrasco com um gosto diferenciado.

Inclusive, no próximo tópico vamos mostrar alguns dessas opções, observe.

Quais opções de sal de parrilla existem?

recipientes com sal para churrasco e outros temperos

Os tipos de sal parrilla se dividem entre o original e os com temperos. Eles são bem semelhantes entre a granulação e a absorção na carne, o que muda é o sabor.

Para entender melhor, confira nossa lista.

  • Sal parrilla original

Essa é a opção original, sem a adição de temperos.

O sal de parrilla, ou sal argentino, tem uma granulação média, o que permite um maior rendimento e uma absorção melhor. Por isso, é o mais indicado para temperar a carne do seu churrasco.

  • Sal parrilla defumado

O sal parrilla defumado tem uma absorção super rápida e pode adicionar na carne o toque defumado.

É um dos queridinhos da América Latina, isso porque o sabor é indescritível, é composto por um ingrediente, sendo ele: o sal marinho iodado defumado.

  • Sal parrilla com chimichurri

O sal de parrilla com chimichurri é indicado para peças mais grossas, pois evita que a carne perca muito líquido e fique ressecada.

Sua granulometria é um pouco menor se levarmos em conta a do sal grosso. Esse detalhe faz com que o sal de parrilla penetre em toda a extensão da carne para salgar de maneira igual.

A adição de chimichurri faz com que o tempero tenha um gosto mais saboroso, pois conta com cebola, alho, salsinha, cebolinha verde, orégano e pimenta calabresa. Esses são os temperos mais utilizados na culinária.

É indicado usar o sal em carnes bovinas, suínas, aves e peixes. É importante ressaltar que ele deve ser utilizado em uma quantidade menor que o sal grosso tradicional, pois tem absorção mais rápida.

  • Sal de parrilla uruguaio com salsa

Como citamos anteriormente, o sal de parrilla é um costume importado do Uruguai e Argentina, que está fazendo muito sucesso no Brasil por conta do sabor.

Ele também é conhecido como sal Entrefino ou sal Argentino.

Essa versão, o sal de parrilla uruguaio com salsa, conta com um dos ingredientes mais tradicionais do Uruguai, a Salsa Criolla.

Basicamente, é um temperado composto com a salsa, cebola, alho, tomate seco, pimentão vermelho e cebolinha. Ou seja, tudo o que há de melhor na culinária.

  • Sal de parrilla para cordeiro gonzalo

O sal parrilla cordeiro com granulação média que proporciona um maior rendimento e absorção mais rápida pela carne.

Nos ingredientes, estão presentes a hortelã, a cebola, o alho e a salsa. Esses temperos são parte da cultura culinária da América Latina, sem contar que são responsáveis por trazer um sabor inconfundível.

Ressaltando que uma das melhores marcas de sal parrilla é a Gonzalo, que pode ser encontrada na Cutelaria BV, junto com outros artigos para churrasco.

Onde posso comprar sal de parrilla para meu churrasco?

homem colocando temperos na carne

O melhor lugar para comprar o sal de parrilla é em locais que vendem artigos para churrasco.

Como por exemplo, a Cutelaria BV, uma loja que preza por tradição e conta com os produtos mais qualificados. Inclusive, a marca de sal Gonzalo está presente no estoque, sendo super consolidada no mercado.

Conclusão

Então, já escolheu qual o tipo de sal parrilla para preparar o seu churrasco? Lembrando que todos os sais citados não contêm glúten.

O sal parrilla com tempero são super recomendados para as carnes de corte mais grosso e claro para quem gosta de um sabor a mais. Aproveite!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.